Informações Sobre o Sistema de Informações de Crédito - SRC
Informações Sobre Agentes Autônomos de Investimento Contratados pela Mundinvest S/A - CCVM
Fatores de Risco
Custos Operacionais
Contrato de Prestação de Serviços de Custódia
Regras e Parâmetros
Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleia
Plano de Capital
Multa por atraso no pagamento e na entrega de ativos nas operações de Bolsa
Regras e Parâmetros CETIP
Informações Gerais Sobre Gestão de Carteiras de Valores
CVM 558/2015

Política de Responsabilidade Socioambiental

DOS PRINCIPAIS RISCOS E DA POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO DE RISCOS

As operações em renda variável envolvem diversos riscos associados à incerteza quanto aos acontecimentos futuros que irão determinar os resultados dessas negociações. Os principais riscos aos quais os Clientes da CORRETORA estão expostos são os seguintes: Risco de Mercado, Risco Operacional, Risco de Liquidez e Risco de Crédito.

Tratamos neste Item, de forma sucinta, dos riscos em geral que abrangem as operações de renda variável negociadas em bolsa.

RISCO DE MERCADO

O Risco de Mercado é a possibilidade de perdas financeiras decorrentes das oscilações dos preços de mercado, tais como taxas de juros e de câmbio, cotações das ações e índices, entre outros.

Trata-se das oscilações negativas apuradas pontualmente comparadas ao custo de aquisição da ação ou título pelo Cliente.

Os investimentos no mercado de valores mobiliários/renda variável são influenciados por diversos fatores macroeconômicos como, por exemplo, a sociedade emissora da ação, seu setor ou o mercado sofrerem crises, além de haver a influência positiva ou negativa dos eventos dos cenários doméstico e internacional.

Nesse sentido, o investidor deve estar ciente das possibilidades de perdas no horizonte de investimento pretendido face aos retornos esperados, e desta forma, estabelecer limites de perdas e planejamento de estratégias financeiras de investimento neste mercado, compatíveis com suas expectativas e situação econômico-financeira.

A oscilação de preços é um componente de destaque, sendo uma das características da dinâmica do mercado de títulos e valores mobiliários, podendo ocorrer, em algumas situações, fortes variações positivas e negativas, possibilitando auferir ganhos consideráveis ou perdas expressivas.

RISCO DE CRÉDITO

O Risco de Crédito é a possibilidade de o investidor não receber os juros, a remuneração ou o valor investido nos instrumentos financeiros, por motivo de inadimplência ou falhas de pagamentos do emissor (contraparte) desses ativos.

RISCO DE LIQUIDEZ

O Risco de liquidez ocorre quando o Cliente não consegue negociar um instrumento rapidamente e a um preço justo devido à falta de oferta ou demanda do mercado. A necessidade por recursos pode fazer com que o Cliente necessite se desfazer de suas posições a um preço inferior ao seu valor justo, ocasionando perda.

RISCO OPERACIONAL

O Risco Operacional representa as possíveis perdas ocasionadas por falhas do Cliente na transmissão das Ordens à Corretora. O Cliente pode, equivocadamente, enviar uma Ordem de compra quando seu real desejo era uma venda, ou vice-versa. Também é possível haver falha no volume ou quantidades informados.

A reversão dessas operações pode resultar em perdas ao Cliente.

A CORRETORA possui estrutura de gerenciamento de risco relativo às suas atividades, às suas posições e as de seus Clientes.

A CORRETORA manterá controle intradiário das exposições ao risco de seus Clientes, considerando os mercados em que os mesmos atuam, suas operações, garantias depositadas e as posições credoras e devedoras.

Também efetuará monitoramento das negociações dos Clientes para evitar que os mesmos operem além de seus respectivos limites operacionais.

Os casos de extrapolação desses limites serão avaliados pela diretoria da CORRETORA.

O MERCADO DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS, NÃO OFERECE AO INVESTIDOR GARANTIA DE LUCRO DEVENDO SER CONSIDERADO, PORTANTO, UM INVESTIMENTO DE RISCO.

Documentos
Estrutura de Gerenciamento Integrado de Riscos e de Capital Público
Política de Gerenciamento Integrado de Riscos e de Capital Público

06/12/2018 - Oferta Pública de Ações Banco BMG S.A. Comunicado ao Mercado
Ver Mais...   
  •   Ações Banco BMG S.A.

  • Ver Ofertas em Andamento   
    Ver Ofertas Encerradas   
    Gerentte